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VALORIZE SUA EQUIPE E TODOS GANHAM COM ISSO!

Contrariando a máxima que afirma que o cliente vem sempre em primeiro lugar, prego em todos os treinamentos e consultorias que faço, a fim de conscientizar os empresários, que sua equipe é tão ou mais importante e que essa visão impacta em toda a organização.

E, não se trata de uma opinião isolada, pois, gente de peso do mercado, pensa da mesma forma.

Richard Branson, fundado do Grupo Virgin, com ramificação em muitos mercados, afirmou que: “Clientes não vêm primeiro. Funcionários vêm primeiro. Se você tomar conta de seus funcionários, eles tomarão conta dos clientes”

Assim, antes de entender o seu cliente, entenda a sua equipe. Claro que não é um conceito simples de se aplicar devido à forma equivocada como alguns gestores interpretam suas empresas.

Proponho, portanto, 3 reflexões para você empresária ou empresário fazer hoje mesmo, assim que ler esse post:

1 – NÃO OFEREÇA EMPREGOS, OFEREÇA OPORTUNIDADES

O sucesso não deve ser um “sonho do patrão”, mas da equipe inteira. Portanto, a sua empresa deve criar oportunidades para que todos cresçam e alcancem o seu próprio sucesso. Nesse sentido, ofereça mais oportunidades para cada colaborador ser reconhecido por seu desempenho, criando um sistema de meritocracia e assim ganhar mais dinheiro, ter mais sucesso e, por consequência, envolver-se ainda mais com os resultados globais da empresa.

 

2 – ESCOLHA A MELHOR EQUIPE

Procure acertar na escolha dos profissionais que irão trabalhar com você, desde a contração. Invista mais tempo e recursos para identificar pessoas que realmente tenham como propósito principal, o crescimento, tanto pessoal como profissional.

Foi-se o tempo de, por exemplo, contratar amigos dos amigos, ou aqueles que se sujeitam a ganhar apenas o piso da categoria.

Aprendi com um vendedor já velhinho uma frase que não esqueci jamais: “É melhor segurar um louco do que empurrar um morto”.

Penso que seja uma máxima e tanto para aplicar na área de vendas.

 

3 – INCENTIVE A COMPETITIVIDADE

Ao contrário do que muitos pregam, a competitividade é muito saudável nas organizações. É claro que sem deixar de lado que o conceito de colaboração entre as pessoas é muito importante.

Sendo bastante assertivo e sem mimimis, o objetivo das empresas é alcançar o lucro e o crescimento constante, certo? Por que isso seria diferente entre vendedores de uma equipe?

Nada a ver com a ideia antiga de um passar a perna no outro (na minha época chamávamos de “dar bicicleta”), roubando a venda ou atendendo os clientes da área de outro vendedor.

Se você acompanhar sua equipe bem de perto e entender como extrair o máximo de cada vendedor, acredito realmente que não terá problemas em administrar a competitividade, desde que não haja protecionismos e vantagens escusas.

Por essa e tantas outras razões é que acredito ainda mais na proposta de Jorge Paulo Lemann, um dos proprietários da AB IMBEV (maior cervejaria do mundo), entre outras empresas, quando ele argumenta que: “nosso negócio é gente e gente é quem faz”.

Aplique isso à sua gestão e encontre o sucesso que sua empresa tanto sonha!

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