CONCEPT STORE

A ideia da “Loja do Futuro” imaginada pelos criadores dos Jetsons (desenho animado da década de 1960) não é muito diferente do que estamos vendo atualmente, inclusive com destaque para os cuidados destinados aos Pets.

Assistam ao vídeo abaixo:

Entretanto, o objetivo atual é mostrar como a loja física deve estar integrada ao canal digital.

Entre os dias 12 e 14 de julho em Porto Alegre, ocorrerá na FBV – Feira Brasileira de Varejo, a montagem de uma loja com foco para a CONCEPT STORE ou TREND STORE.

Muitas novidades serão apresentadas , incorporando soluções levando em conta os 3 pontos principais da LOJA CONCEITO:

  1. Integrar o conceito físico e digital;
  2. Priorizar iniciativas que aumentam venda, melhoram a conversão, diminuem custos operacionais e proporcionam melhor resultado;
  3. Estar disponíveis no mercado para implantação.

Além dessa abordagem muito interessante, outras propostas serão apresentadas:

CLICK AND COLECT

Amplamente utilizada no varejo norte-americano e sendo implantada com força aqui também, permite integração entre online e físico em que a compra (click) é feita no ambiente online (site, mobile, app) e a retirada (colect) é feita no ambiente físico (loja).

A aplicação da ideia apresenta benefícios para todos os envolvidos:

Para o consumidor: rapidez e comodidade de entrega (o cliente escolhe local e horário) sem a necessidade de ter alguém de plantão em casa para receber o produto e diminuição do preço do frete.

Para o varejista: menor custo logístico substituindo a entrega fragmentada, aumento do fluxo em loja com alta possibilidade de recompra e aumento do ticket médio.

TENDÊNCIA:

Na última Black Friday americana 36% das vendas online foram com a modalidade retira em loja e desses clientes, 58% fizeram uma recompra no momento em que foram fazer a retirada.